O óleo de coco é um ingrediente que tem se tornado cada vez mais popular seja em receitas, tratamentos e até como lubrificante íntimo devido aos seus incríveis benefícios para a saúde e beleza. Por ser tão versátil e apresentar tantas propriedades vantajosas, esse maravilhoso ingrediente natural ultimamente tem se destacado muito no universo dos cuidados pessoais. O óleo de coco é extraído da polpa do fruto do coqueiro possuindo em sua composição ácidos graxos, ácido caprílico, ácido cáprico e ácido láurico que são facilmente absorvidos e fornecem muita energia e auxiliam na perda de peso.
O maravilhoso óleo de coco possui ainda propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias sendo essas características grandes aliadas no tratamento de diversas condições de saúde e prevenção de doenças. Um produto natural e amigo do corpo para várias finalidades que incluí até lubrificante íntimo e hidratante para a pele. A seguir, vamos discutir como utilizar esse poderoso aliado para melhorar sua vida de maneira muito significativa.
Origem
O coqueiro, de onde é extraído o óleo de coco, é uma planta originária da Ásia e Oceania possuindo grande resistência e adaptabilidade e podendo se desenvolver em diferentes climas e solos. Desde a antiguidade, o óleo de coco é utilizado para fins alimentares e terapêuticos em muitas culturas, especialmente nos países tropicais como Filipinas, Índia e Brasil.
A seguir, vamos abordar os usos desse poderoso e versátil ingrediente na saúde em amplos sentidos, então prepare-se para ficar admirada com esse ingrediente tão mágico!
-
Lubrificação natural: Por possuir propriedades emolientes e hidratantes, pode ser utilizado como lubrificante íntimo, tanto para o sexo vaginal quanto anal. Além disso, não causa irritações e alergias sendo muito adequado para pessoas com pele sensível.
-
Massagens relaxantes: Por ter um alto poder hidratante, o óleo de coco é perfeito também para massagens oferecendo um deslizamento suave ajudando a aliviar tensões musculares e proporcionando muito relaxamento.
-
Melhora da imunidade: Por possuir as já citadas propriedades antimicrobianas, antivirais e antifúngicas, contribuí muito para a melhora da imunidade e combate a infecções podendo ser utilizado na alimentação, auxiliando na prevenção de doenças e na manutenção da saúde.
-
Prevenção e tratamento de infecções íntimas: O ácido láurico presente na composição do óleo de coco, apresenta propriedades antibacterianas e antifúngicas e ajuda a prevenir e tratar infecções na região íntima como a candidíase, por exemplo. Porém, é importante ressaltar que o óleo de coco não substitui o tratamento médico indicado e deve ser usado como um complemento e preferencialmente com orientação médica.
-
Hidratante para as áreas íntimas: Hidratação é um fator fundamental para a saúde íntima e o óleo de coco pode ser aplicado na região, pois não altera o Ph e traz muito conforto, mantendo a pele macia e saudável.
Agora que você já sabe dos diversos usos e benefícios, que tal experimentar inserir essa maravilha na sua vida? Porém é importante ressaltar que ao incorporar óleo de coco em sua rotina sexual ou íntima, é importante verificar se você não tem algum tipo de alergia a composição e sempre realizar um teste de contato na pele antes. Além disso, nunca use qualquer produto a base de óleo junto a preservativos de látex, pois há grandes chances de danificar o material reduzindo a eficácia.
Qual tipo de óleo de coco utilizar?
É importante levar em consideração os diferentes tipos e qualidades de óleo de coco disponíveis, especialmente se for para fins de saúde. O óleo de coco virgem, é a melhor opção para uso relacionados a saúde íntima ou como lubrificantes por ser extraído diretamente da polpa do coco fresco sendo prensado a frio, ou seja, que não passou por altas temperaturas sendo também livre de refinamento químico. Essas características garantem uma maior pureza mantendo a qualidade das propriedades naturais do óleo.
Além disso, priorize sempre escolher um óleo de coco orgânico e sem cheiro. Um produto orgânico significa que seu plantio é feito sem o uso de pesticidas e outros químicos prejudiciais à saúde e uma versão sem odores garante maior conforto e diminuí qualquer incômodo ao utilizar em áreas sensíveis do corpo.
Óleo de coco vs. Lubrificante à base d'água
Se compararmos o óleo de coco a lubrificantes à base d'água, as duas opções possuem os pontos fracos e fortes para uso íntimo. Algumas delas são:
-
Óleo de coco:
-
Vantagens: É um produto natural que apresenta propriedades antibacterianas e antifúngicas sendo uma opção muito vantajosa para muitas pessoas. Além disso, oferece uma sensação mais suave apresentando também duração maior que que a maioria dos lubrificantes à base d'água.
-
Desvantagens: Por ser óleo, não é compatível com preservativos de látex e tem altas chances de danificar o material, aumentando o risco de romper trazendo maior propensão a IST’s e gravidez. Além disso, pode causar alergia em algumas pessoas e causar irritações.
-
-
-
Lubrificante à base d'água:
-
Vantagens: É um produto facilmente solúvel na água sendo muito fácil de remover e limpar depois do uso. A maioria dos produtos a base d'água também são compatíveis com preservativos de látex e toys sexuais de silicone.
-
Desvantagens: Esse tipo de lubrificante tende a secar mais rápido o que exige reaplicar por mais vezes. Alguns lubrificantes a base d'água apresentam também produtos que podem ser prejudiciais a saúde e causar irritações como como conservantes e corantes.
-
Por fim, caso deseje fazer uso desse poderoso aliado da saúde física e sexual chamado óleo de coco, lembre-se de procurar por marcas confiáveis e sempre avaliar os ingredientes da composição antes de efetuar a compra.