Você tem se sentido desanimada com sua vida sexual ultimamente? Eu posso te entender, já que muitas mulheres passam por isso em algum momento na vida. Então, sua principal preocupação agora é saber: como recuperar seu desejo sexual?
Específico de cada indivíduo, a nossa libido se refere ao desejo e à atividade sexual. Tanto na mulher como no homem, a diminuição do desejo sexual pode ser devida a muitos fatores, tanto fisiológicos como psicológicos.
A perda de libido em milheres é caracterizada por uma diminuição do desejo sexual. É comum que as mulheres sintam esta queda na libido pelo menos uma vez na vida. Na verdade, 20,1% das mulheres dizem que muitas vezes sofreram de ausência ou falta de desejo.
O desejo sexual é variável, pois é uma energia, e pode diminuir temporariamente devido a vários fatores, como fadiga ou ansiedade no trabalho. A falta de libido não significa que você não ama mais seu parceiro, mas que sua energia libidinal é usada para outras coisas, como o trabalho ou os estudos.
O que é libido?
O termo libido refere-se ao desejo sexual. A libido é específica para cada mulher. O que é muito importante é que não há uma chamada libido normal.
O declínio do desejo, ou diminuição da libido, leva a uma diminuição ou perda total do interesse pela sexualidade.
A libido da mulher: como recuperar seu desejo sexual?
Nas mulheres, a libido está fortemente correlacionada com as secreções hormonais produzidas em particular pelos ovários. A excitação que desencadeia o desejo é apoiada pelos andrógenos, hormônios masculinos secretados em pequenas doses.
Os estrogênios asseguram a lubrificação das membranas mucosas. Estas secreções hormonais desempenham, portanto, um papel importante no bom funcionamento da libido feminina.
A queda na libido geralmente ocorre durante a gravidez, em torno da menopausa ou após uma doença grave. Por outro lado, nossa libido aumenta antes da menstruação devido ao aumento da produção de hormônios durante a ovulação e é possível notar isso.
No entanto, caso você não note sua libido aumentar durante esse período, eu tenho algumas soluções que podem te ajudar a melhorar isso! Continue comigo até o final deste artigo para saber quais são estas soluções!
Causas da queda da libido: fadiga, inverno, estresse...
Quando uma queda no desejo se instala, é preciso, acima de tudo, compreender os mecanismos e as causas. O desejo sexual é específico de cada um e depende de muitos fatores, tais como a nossa cultura e histórico pessoal, os acontecimentos do dia-a-dia... Uma diminuição do desejo sexual pode ser causada por:
- Distúrbios psicológicos, emocionais ou fisiológicos. Uma doença, ou outros eventos traumáticos, podem afetar a psique. Faz sentido que haja então uma diminuição no seu desejo sexual.
- Um medicamento, alterações hormonais, o consumo de substâncias psicoactivas, fadiga e stress também podem ser as causas.
A regularidade do sexo também desempenha um papel fundamental na libido: Se não temos tido relações sexuais há muito tempo, o nosso corpo já não está habituado a reagir. Os órgãos sexuais só funcionam se forem atendidos! Você pode perder o hábito de fazer sexo, o seu apetite sexual em suma.
A diminuição da paixão que vem em vários casais ao longo do tempo é uma razão frequentemente mencionada para explicar a diminuição do desejo. A rotina, expectativas mal ou nunca expressas, pode gerar uma diminuição do desejo.
Um estilo de vida estressante, uma carga de trabalho significativa, estudos acumulados, multiplicação de atividades familiares ou esportivas... podem gradualmente levar a uma falta de tempo a dedicar à sexualidade.
Diminuição da libido: como recuperar seu desejo sexual?
Fale com o seu parceiro sobre isso: Não hesite em evocar o problema da queda do desejo. O parceiro continua a ser a pessoa mais afetada: ele também pode sentir as mesmas ansiedades, as mesmas dúvidas que você. Então, você precisa se abrir com ele.
Falar sobre isso, expressar juntos as perguntas de todos só pode ser benéfico. A conivência emocional é fundamental num relacionamento. Enquanto os parceiros discutem o que gostam, eles se sentem próximos, em sintonia, e o desejo vem naturalmente. Também podemos abordar este problema com amigos de confiança.
Surpreenda-se para manter o desejo: para melhorar sua vida sexual, você tem que se surpreender, se renovar, viajar, se livrar hábitos ancorados no cotidiano, improvisar, brincar, compartilhar, trocar...
É preciso estar em sintonia consigo mesma e com o outro, com a progressão da excitação em um e no outro... Desta forma, as coisas podem correr favoravelmente na sua vida sexual.
Consulte um médico sobre como recuperar seu desejo sexual
Se a perda do desejo levar ao sofrimento, você precisa consultar um médico, especialmente um sexólogo. Praticar a masturbação também pode ajudar a gerir melhor o seu próprio corpo.
A falta de desejo afeta muitas pessoas, mais ou menos frequentemente ao longo das suas vidas. Não há necessidade de se preocupar se isso não lhe for um problema.
A diminuição da libido em homens e mulheres afeta todas as idades da vida e pode se intensificar com o tempo. O desequilíbrio hormonal, o estresse, a fadiga, a secura vaginal podem causar falta de desejo e alterar a vida sexual de uma pessoa.
A Maca Peruana, para aumentar o desempenho sexual
Por fim, esta é uma receita das avós para melhorar a libido e a vida sexual. A maca peruana é um tubérculo considerado um "superalimento", que nutre o corpo e contribui para o aumento da energia e do vigor físico.
A Maca peruana é interessante pois tem vários benefícios para a saúde, podendo ser usada para aumentar a vitalidade e a libido, e diminuir o cansaço e a fadiga.
Os benefícios da maca:
- Aumenta o desejo sexual;
- Estimula a libido feminina e masculina;
- Atua na disfunção erétil;
- Ajuda a controlar a glicemia;
- Contribui com a diminuição do cansaço e da fadiga;
- Melhora a concentração e o raciocínio;
- Diminui os distúrbios associados à menopausa e andropausa;
A dose diária recomendada de Maca é de aproximadamente 3000 mg, dividida em 3 vezes, tomadas durante as refeições até a um máximo de 4 meses.
No entanto, a dosagem pode variar de acordo com o tipo de tratamento ou da condição a ser tratada. Dessa forma, o melhor sempre é consultar um nutricionista ou um naturopata antes de utilizar cápsulas de Maca.